Continue lendo">

Como manter os dentes saudáveis

Olá apaixonados por pets saudáveis!

Hoje vamos conversar sobre o tema mais recorrente nas minhas consultas nutricionais: dentes. Em 80% dos atendimentos os tutores questionam sobre o acúmulo de alimentos nos dentes pois “a ração tradicional é dura e limpa os dentes” ou “sempre ouvi dizer que alimentação natural deixa resíduos”. Bom, vamos aos fatos.
A ração tradicional é dura: verdade, ela faz o que chamamos de remoção mecânica, por ter consistência rígida, raspa os dentes e retira os acúmulos. Contudo, os farináceos e subprodutos presentes nesses alimentos modificam o pH bucal, deixando a saliva ácida e propiciando acúmulo de tártaro e cálculos dentais. Então, além de oferecer produtos multiprocessados, com carboidratos em grande quantidade e de má qualidade, esse tipo de alimento faz com que a saliva do pet fique com o pH mais baixo, ácido, causando, assim, mais problemas dentários. Com dentinhos sujos e hálito forte, o pet precisa ir mais ao dentista e recorrer a profilaxias dentárias (limpezas) e, como sabemos, sob anestesia geral.

Com a alimentação natural, mesmo na dieta cozida, o esperado é que não haja acúmulo como com as rações secas pois o pH não fica tão ácido e não há carboidratos de má qualidade ou em qualidade excedente às necessidades deles. Além de não acumular, podemos recorrer a ingredientes naturais para a limpeza dos dentes. Para animais saudáveis e sem alergias, um pedaço de cenoura crua pode ser um excelente petisco, pois limpa os dentes e ainda diminui a ansiedade!

É preciso pensar na alimentação dos nossos pets de forma consciente, afinal, quem não deseja mantê-los saudáveis, bem nutridos e por mais tempo ao nosso lado? Se para nós as recomendações são alimentação saudável e exercícios, por que para os pets seria diferente? Saúde para os dentinhos, saúde para os peludos!

Ficou com dúvidas? Mande um e-mail para sac@paneladopet.com.br.

Está sem tempo de preparar uma alimentação natural completa pro seu amor de quatro patas? Peça Panela do Pet!

Na próxima conversa falaremos sobre as fezes: mitos e verdades na alimentação natural. Não percam!